MUDANÇA NO SISTEMA DE COBRANÇA DA TAXA DE COLETA DE LIXO EM BELTRÃO TEM VOTAÇÃO ADIADA NA CÂMARA

MUDANÇA NO SISTEMA DE COBRANÇA DA TAXA DE COLETA DE LIXO EM BELTRÃO TEM VOTAÇÃO ADIADA NA CÂMARA

   Um projeto de lei dos vereadores Tiago Correa e Cidão Barbiero, que prevê alterar o sistema da cobrança da taxa de coleta de lixo em Francisco Beltrão, foi retirado de pauta por 120 dias, a pedido do vereador Julio Spada, que alegou a necessidade de um melhor estudo sobre a proposta. Neste ano a cobrança passou a ser feita na conta de água, mas vem gerando muita reclamação da população. 
  O adiamento da votação aconteceu depois de um acalorado debate na Câmara, na Sessão desta terça-feira (23). Os vereadores Cidão, Tiago, Mara Fornazari Urbano, Marcos Folador e Emanuel Venzo se posicionaram pela manutenção da matéria em pauta. A vereadora Aline Biezus presidia sessão e não votou, enquanto Bruno Savarro não estava presente na sessão. 
   O projeto pede a revogação do artigo 229 e do inciso II do artigo 240 da Lei Municipal Complementar 01/2025, que permitiu ao Executivo firmar o convênio com a Sanepar para a cobrança da taxa de coleta de lixo na conta da água.  O vereador Cidão lembrou que a forma de cobrança foi definida por decreto do prefeito, após a aprovação da lei. 
 “A alteração que estamos propondo é resultado do clamor da nossa população que não aceitou a forma utilizada para calcular o valor da conta. É preciso realizar um debate mais amplo sobre o tema, principalmente ouvindo a comunidade. Sabemos que a taxa precisa ser cobrada, mas com um valor justo para todos”, explica Cidão. 
   Tiago Correa também reforçou que a mudança é um pedido urgente dos contribuintes. Segundo ele, a maioria teve os valores aumentados em relação ao ano passado e, em muitos casos, com aumentos abusivos. “O novo sistema de cobrança é injusto e prejudica os que mais precisam, por isso precisamos alterar a lei e encontrar outra forma de calcular a taxa”, enfatiza Tiago Correa. 
  Durante os debates se pronunciaram e manifestaram apoio ao novo sistema de cobrança adotado este ano pelo Executivo os vereadores Oberdan Saretta, Julio Spada e Fernando Misturini. Inclusive o vereador Oberdan afirmou que a maneira utilizada para a cobrança até 2025 beneficiava os inadimplentes e que, atualmente, foi adotada a forma mais justa. O projeto retornará para debate em plenário no final do mês de outubro, mas a retirada neste momento foi muito lamentada pelos autores, que alegaram ser uma derrota da população esse adiamento.